ÁREA FINANCEIRA / ECONÔMICA
1. Como é apurado o resultado econômico da empresa?
2. Qual é o impacto da inadimplência nos resultados?
3. A empresa sabe de fato o que é Fluxo de Caixa? (ou apenas usa Contas a Pagar X Contas a Receber). Existe um planejamento, um orçamento financeiro ?
4. Há controle dos Prazos Médios de Compra e Venda e sua influência no capital de giro?
5. Como está a estrutura funcional da empresa? Existe um organograma? As funções são bem definidas? Existe dualidade de mando? Cada colaborador sabe claramente sua importância e objetivos?
ÁREA COMERCIAL
1. Existe um Planejamento estratégico, mercadológico nesta área?
2. Como está composta a estrutura comercial em composição e eficácia?
3. Há televendas, telemarketing e assistência ao cliente?
4. Qual a política de treinamento de vendedores?
5. A área comercial trabalha orientada por números e relatórios de ação estratégica definidos pela direção da empresa?
6. Os prêmios e incentivos de venda estão de acordo com a estratégia comercial da empresa?
ÁREA OPERACIONAL / CUSTO
1. Os controles de pedidos, entregas, devoluções estão sendo realmente eficazes, evitando problemas para o cliente?
2. Na empresa comercial, utiliza-se a curva “ABC” para definir ações de compra, venda, promoções e definição dos níveis ideais de estoque?
3. Como é calculado o Preço de Venda dos produtos? Existe uma formula confiável, ou se faz pela simples política da margem bruta (multiplica-se o preço de custo por um número)?
4. Existe um sistema de apuração de custos? É confiável?
5. No custo estão inseridas as despesas indiretas, da administração e as dos centros de custos auxiliares?
6. A empresa tem bem definidos os Centros de Custos?
7. Na produção são apontados todos os tempos?
8. Na produção há controle de tempos e movimentos de materiais?
9. Na produção há uma ficha técnica dos produtos? É utilizada no custo?
10. Quando indústria, o lay-out da fábrica é o melhor possível?
ÁREA DE COMPRAS E ESTOQUES
1. Como é feito o planejamento de compras?
2. Há cálculos precisos do giro de mercadorias, do estoque de produtos acabados e de matéria prima?
3. A recepção de mercadorias é segura, a prova de falhas e roubos?
4. Qual é a eficiência da expedição e armazenagem de produtos?
5. São realizadas auditorias de estoque? De que maneira?
6. O sistema de armazenagem utilizado é o mais correto?
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
1. Há um critério bem definido para processos de seleção?
2. Há uma política de treinamentos na empresa?
3. Como se mede a produtividade dos funcionários?
4. Como se mede o grau de motivação da equipe?
5. Existe um sistema de Avaliação de desempenho?
6. Como se mede a rotatividade de pessoal?
7. O faturamento “per capita” está de acordo com a estrutura da empresa?
8. Há um organograma bem definido de acordo com os objetivos da empresa?
9. As funções estão manualizadas?
10. Há um regulamento interno?
ÁREA DE COMANDO DA EMPRESA (ALTA DIREÇÃO)
1. A direção da empresa recebe informações simples, objetivas e com forte poder de análise?
2. Qual é a objetividade dos relatórios enviados para a direção da empresa nas áreas administrativa, financeira, vendas e operacional?
3. As informações que chegam são confiáveis?
4. As informações chegam com rapidez, permitindo a visão “para a frente”, ou chegam sempre com atraso, dando apenas a visão do que já passou (como a do retrovisor de um automóvel)?
5. A direção acompanha o Ponto de Equilíbrio da empresa como um todo? E também por unidade, filial?
6. Acompanham os principais indicadores econômicos financeiros no que tange, nível de liquidez, rentabilidade sobre o patrimônio, capital de giro, lucro sobre as vendas, enfim sobre a saúde financeira e econômica da empresa?
ÁREA DE INFORMÁTICA
1. A empresa está satisfeita com seus sistemas informatizados?
2. Tem conseguido acompanhar a evolução tecnológica?
3. Os sistemas fornecem informações estratégicas para tomadas de decisão rápidas e precisas?
4. Como está o fluxo de informações entre os sistemas utilizados?
5. Quais são os principais relatórios estratégicos para uso exclusivo da direção da empresa?
Implantação de Projetos de Aperfeiçoamento
Logo após ter sido realizado o Diagnóstico Empresarial descrito acima, o nosso Departamento Técnico irá buscar o melhor perfil de Consultor, que ficará responsável pela implementação dos Projetos de Consultoria Empresarial contratados.
Estes projetos são dimensionados especificamente para todas as áreas carentes de aperfeiçoamento, visando estabelecer uma administração mais ágil e competitiva, em sintonia com a realidade atual, sem interferir diretamente na cultura da organização, para que possamos melhorar a qualidade, a produtividade e principalmente o aumento real da Lucratividade.
Nesta etapa efetuamos as correções necessárias em toda a estrutura da empresa, lançando em prática o Pano de Ações elaborado durante o diagnóstico empresarial. Treinamos os funcionários e até mesmo os diretores para que possam aprender a administrar e controlar a empresa de uma maneira profissional, conseguindo dessa maneira obter a melhor lucratividade possível.
A Métodos Consultoria sempre se preocupou em auxiliar os dirigentes e gestores das empresas a melhorarem sua administração, utilizando seus próprios recursos humanos, materiais e financeiros, sem a necessidade de grandes investimentos, pois partem do principio de que toda empresa tem inserido em sua própria estrutura, todos os elementos necessários para uma administração mais profissional e lucrativa.
A grande dificuldade encontrada, em grande parte das empresas brasileiras, é justamente o excesso de informações operacionais e a enorme falta de informações estratégicas, fazendo com que o empresário tenha de tomar grande parte de suas decisões, embasados mais em seu “feeling” (experiência de mercado), do que em Informações e Indicadores que apontem o melhor caminho a ser seguido ou que permitam traçar estratégias comerciais, mercadológicas, de preços, de custos, enfim, que possam aliar sua experiência no negócio à ferramentas de gestão desenvolvidas especialmente para a classe empresarial (donos, dirigentes e executivos).