Com o Planejamento Estratégico em prática na sua empresa, é possível obter:
– Estabelecimento dos objetivos maiores, de longo alcance, da empresa;
– Escolha das alternativas que serão adotadas para realização desses objetivos;
– Alocação dos recursos com essa finalidade.
É preciso lembrar que o que irá determinar o nosso sucesso diante dos desafios chama-se ação. Será a nossa ação que irá reverter todo o quadro presente encontrado. Planejar ações de forma a agregar valor e fazer o diferencial no mercado se torna imprescindível em meio a tantos desafios. Profissionais que não se planejarem correrão sérios riscos de serem esmagados pelo mercado, pois o planejamento é uma valiosa ferramenta de gestão.
Desta forma, ressalte-se também que o planejamento é de suma importância, uma vez que servirá de bússola, dando rumo à caminhada, proporcionando assim que o profissional seja ágil e pró-ativo, tendo sabedoria para enfrentar as ameaças, aproveitando ao máximo as oportunidades encontradas em meio à destemperança do mercado, visualizando e transformando seus pontos fracos em fortes, mantendo o foco e o direcionamento em prol do almejado, mas agindo com rapidez em meio às mudanças.
• Aonde queremos ir? Que tipo de empresa queremos ser no futuro? Quais são nossas grandes metas? Em que negócios pretendemos atuar? Precisamos saber com clareza onde queremos ir, para então definir alternativas que nos levem a atingir esses alvos futuros.
• Como chegar lá? Trata-se de escolher os caminhos através dos quais julgamos que atingiremos nossos objetivos. Suponha, por exemplo, que desejamos levar a empresa ao crescimento.
Como podemos fazê-lo? Há varias alternativas:
a) através da compra de uma outra empresa;
b)através da diversificação da linha de produtos;
c) através do desenvolvimento de novos mercados, etc.
Que alternativa adotaremos? Ao tomar essa decisão, estaremos definindo como atingir os nossos objetivos. Conforme seja, então, a alternativa adotada, alocaremos de um modo específico os recursos da empresa.
Resumindo: O planejamento estratégico dá o rumo, a direção geral dos esforços e recursos da empresa.
• Dimensão competitiva – Estratégia é coisa de guerra. Por isso este planejamento é nitidamente competitivo. Se não tivéssemos adversários, não precisaríamos de uma estratégia. A incerteza vem do “ambiente”, com ameaças e oportunidades para a empresa, para defender-se e para aproveitar, ao planejar.
• Outros nomes – São sinônimos de Planejamento Estratégico: planejamento a longo prazo; planejamento corporativo; planejamento global; planejamento empresarial.
• Planejamento estratégico x gerencial x operacional – Decisões estratégicas dizem respeito à direção geral dos esforços da empresa, são amplas e genéricas: linhas gerais. A partir delas, outras decisões e planos devem ser formulados, coerentes e complementares a elas: são os planos gerenciais e operacionais. Estes fazem a disposição adequada dos recursos, fazendo a ligação entre o que a empresa quer e natural limitação dos recursos. Cobrem funções específicas: marketing, RH, produção, etc.
• Previsão – A tentativa de previsão de eventos externos (econômicos, sociais, etc) ou internos (resultados totais ou de uma linha ou unidade de negócios) pode fazer parte do processo de planejamento. Mas é apenas o instrumento, meio de planejamento, mas não pode ser confundida com o planejamento em si.
• Orçamento – Feitos os Planos, precisamos levantar quanto vamos gastar com eles e que resultados financeiros eles trarão. Isso é orçamento, que vem sempre DEPOIS do Plano.
• As técnicas ou métodos de planejar – Também às vezes são tomados como sendo o próprio planejamento. Qualquer que seja a técnica ou o método que usemos para estabelecer a direção geral dos esforços da empresa, estaremos fazendo planejamento.
Todas as vezes que tomamos decisões sobre:
Estamos fazendo planejamento. Se o fizermos de modo não sistemático e ordenado, estamos fazendo o planejamento informal. Será formal quando a empresa dispuser de um método ou sistema para tomar essas decisões, que são precedidas de analises e discussões disciplinadas e padronizadas. Não ficam apenas nas cabeças das pessoas.
As questões a seguir são o check list final do seu Plano. Após a finalização do documento, verifique se todas as questões foram respondidas no seu trabalho.
A Visão – Qual é o futuro para o seu setor de atuação, segmento de mercado ou para o país, ou do mundo de uma forma mais ampla? (Visualize sua empresa daqui a 2 ou 5 anos, solte a imaginação…)
A Missão – Como o empresário ou a empresa se situa ou se vê, dentro da visão? Como a empresa se projeta dentro daquela visão de mundo? Qual o papel, enquanto empresário, que se vê exercendo?
Observação: Ao estabelecer a missão da sua empresa é importante levar em consideração alguns fatores:
Deverá conter um breve histórico da empresa, onde você irá colocar os fatos mais relevantes e marcantes.
Tente explicar de forma sucinta:
Faça uma análise das competências específicas dos empreendedores, staff e dos profissionais contratados para levar adiante o projeto que consta no Plano de Negócios. Caso sejam necessárias novas contratações para a realização do projeto, o perfil destes profissionais e as habilidades necessárias devem estar descritos nesta parte. Se a necessidade for de estabelecimento de parcerias estratégicas, admissão de novo sócio, contratação de consultorias ou assessorias, é importante que esclareça o perfil necessário destes novos agentes.
Estratégia é a combinação ou conjugação de vários fatores (ou meios) para se atingir um determinado fim (ou objetivo ) É importante que se defina todos os recursos para que sejam atingidos os objetivos . Os meios ou recursos podem ser identificados em:
Ao estabelecer as metas e objetivos é importante considerar alguns fatores primordiais como:
Uma estratégia de conquista de market share, por exemplo, exigirá ações agressivas dos dirigentes da empresa, flexibilidade da equipe, e o mercado alvo deverá ser dinâmico o suficiente para permitir que tal objetivo seja alcançado.
Os possíveis objetivos para uma empresa podem ser:
As metas devem ser transformadas em objetivos quantitativos e temporais, que sejam mensuráveis e possam ser acompanhadas.
Crie um cronograma. Ao estabelecer uma estratégia, você deverá fazer uma análise:
Organização
Produtos e serviços
Oportunidade de Mercado
Competição e Estratégia
Projeções e Retorno sobre o Investimento
Riscos
A Métodos Consultoria Empresarial, nasceu em Abril de 1976, através da união de alguns dos melhores consultores do Brasil, que juntos acumularam muitos anos de experiência em consultoria de nível nacional e internacional.
Sediada em São Paulo com gerências regionais nos principais estados, possui uma equipe de dezenas de técnicos renomados e experientes, altamente preparados para atuarem em âmbito nacional, nos mais diversos segmentos de negócios, seja na Indústria, Comércio ou Prestação de Serviços.
Já realizou em seus mais de 40 anos de existência, milhares de trabalhos em todo o território nacional. É reconhecida, como uma empresa de tradição, experiência e confiabilidade.
A Métodos atua na Gestão Empresarial de qualquer ramo de atividade, em qualquer parte do país, seja comércio, indústria ou serviço.
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