(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

Na relação entre prestadores de serviços de qualquer natureza e quem recebe os mesmos, surge uma expectativa das partes sobre o retorno de resultados oferecidos e recebidos, chamados de BENEFÍCIOS, porque marcam a qualidade do trabalho realizado e também o retorno esperado pelos clientes e quanto de valor agregado vai representar. A seguir, apresentamos Benefícios Conseguidos, tanto em Projetos realizados em Comércios Varejistas e Atacadistas, como em Indústrias de vários portes e segmentos. 

Benefícios em Projetos realizados em Comércios Varejistas e Atacadistas:

  • redução drástica das compras baseada em Sugestão de Compras calculada pelo computador, a ferramenta QFix (estoque ideal em datas fixas de reposição).

  • utilização da Curva ABC de Vendas, na prática, verificando-se os itens mais vendidos bem como estudo da melhor política de margem x giro.

  • controle dos estoques por amostragem e efetivo dos possíveis desvios que podiam estar acontecendo.

  • conferência cega na entrada dos CD´s ou Depósitos Centrais, permitindo um rápido levantamento das distorções para adotar medidas corretivas.

  • determinação correta do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) para efeito de se obter o resultado efetivo de cada unidade, seja loja ou outro negócio.

  • reestruturação organizacional para implantar controles, relatórios, que permitiram obter informações para dar suporte às decisões dos gestores.

  • trabalhos nas áreas de vendas, ajustando zoneamento para evitar sobreposição e invasões de territórios, suporte de marketing externo apoiando ações promocionais nas lojas para expandir as vendas dos produtos da empresa, treinamento conceitual das equipes internas e externas de vendas, incluindo acompanhamento em campo.

  • revisão das metas baseada no potencial real explorado (clientes ativos) e ainda não explorado (inativos, potenciais), implementando por grupo de produtos, vendedores, região, cliente, ticket médio, de forma que os indicadores sejam melhor rastreados e analisados.

Na BARCELONA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO LTDA, seu dirigente Ordélio Cabral, sua filha Andréia de Freitas e o Gerente de Filial Leandro H. de Freitas, comentam em seu depoimento, após o Trabalho Técnico desenvolvido:

Os controles de gestão criados pela Métodos Consultoria Empresarial, foram de grande relevância, pois permitiram o aumento do número de lojas da Barcelona Materiais para Construção, localizada em Sorocaba, interior de São Paulo”.

Todo o investimento na atualização da Gestão Empresarial da Barcelona, com os controles de compras, estoque, formação do preço de venda e o treinamento de vendas, permitiram um estudo de viabilização de crescimento anual de 30%”.

Outra empresa que conseguiu ótimos benefícios no Trabalho Técnico realizado, foi a COMERCIAL ELÉTRICA DW, de Curitiba, Estado do Paraná, com depoimento dos empresários Adir Dissenha e Edson L. Wander, conforme segue:

A Métodos fez alguns reajustes e deteve-se em alguns controles como estudos sobre curva ABC, vendas, comparativo com estoques e determinação de excessos. Tudo isso possibilitou a redução de 30% dos estoques”.

A formação dos preços de venda era uma das dúvidas existentes, mas a Métodos trouxe ideias de variação de margens em função de alguns grupos de produtos importantes e ampliou nosso horizonte na forma de trabalhar”.

Benefícios em Projetos Realizados em Indústrias Diversas:

  • organização do PCP (planejamento e controle da produção), ás vezes também chamado de PPCP (planejamento, programação e controle da produção), em planilhas ou sistemas integrados, de forma que os itens constantes nos pedidos que entram possam ser processados normalmente, sem travar a produção.

  • balanceamento das linhas de produção, para criar um equilíbrio entre os fluxos, de forma que o ciclo do processo seja concluído no tempo planejado e os produtos entregues nos prazos prometidos aos clientes.

  • implantação de um sistema de custeio industrial de fabricação, necessário para se apurar os custos corretos, evitando prejuízos na formação dos preços de vendas e negociações.

  • treinar e capacitar a mão-de-obra direta, indireta, administrativa, em novas metodologias, sistemas, processos de gestão e operacionais, tornando a empresa mais competitiva em seu segmento.

  • melhorar os processos de compras e giro dos estoques, reduzindo itens inativos, melhorando o giro de itens e implantando ferramentas para manter o processo saudável para as finanças da empresa, com compras em volumes adequados ao programa produtivo e à capacidade financeira da empresa.

O Gerente Industrial da PASTORIZA COMERCIO INDUSTRIA DE DOCES LTDA, de Aguaí, interior do Estado de São Paulo, Sr. Adriano Verdade Mamede, neste vídeo, cita que o Projeto de Consultoria Empresarial da Métodos, trouxe muitos BENEFÍCIOS de profissionalização dos processos operacionais e gerenciais internos, refletindo nos produtos e no mercado.

Outra empresa industrial que obteve ótimos resultados em Trabalhos Técnicos realizados foi a HENNING´S VEDAÇÕES HIDRÁULICAS E PNEUMÁTICAS, com matriz em Blumenau – SC, onde o proprietário Sr. Alberto Hennings em seu depoimento diz :

Disposta a conquistar as primeiras colocações no ranking de representação do sul do país, a Hennings, empresa de Blumenau, com filiais em Criciúma, Joinville, Porto Alegre e Caxias do Sul, desenvolveu um processo de sucessão empresarial implantado pela Métodos, ajustando o papel da família na empresa”.

Precisávamos informatizar setores vitais da empresa e desenvolver controles de gestão empresarial. Por isso, ano passado, solicitamos a Métodos mais uma vez”

Na época do trabalho, fechamos o ano com um aumento de 27% nos lucros, demonstração clara de que não se deve impedir que a empresa acompanhe abertamente as tendências do mercado e que os projetos implantados pela Métodos oferecem de fato, visão de gestão inovadora”

Um benefício importante para todo tipo de empresa (indústrias, comércios, serviços) é conseguir calcular corretamente seu preço de vendas, porque os trabalhos da Consultoria Empresarial permitem apuração dos custos corretos das peças, componentes, mão de obra direta ou indireta, dos custos fixos e variáveis, enfim de todas as variáveis que são necessárias para se obter um valor de custo correto e que permita calcular os PREÇOS DE VENDAS com precisão. O artigo COMO CALCULAR SEU PREÇO DE VENDA, aprofunda esses detalhes.

A sugestão de compras, dentro da Metodologia QFIX é calculada pela Variação da Demanda e também pode ser implantada em indústrias, gerando lotes de compras ADEQUADOS, considerando :

a) fator de atendimento ou nível de serviço

b) periodicidade de compras

c) demanda média no período

d) picos de vendas no período

e) prazo de entrega em dias

f) risco de atrasos de entrega em dias

g) pedidos pendentes

h) estoque atual

Esta Metodologia, por trabalhar com a demanda média dos últimos 3 períodos analisados, evita que a empresa trabalhe suas compras com o conceito de Ponto de Pedido, que por ser estático pode gerar lotes de compras indevidos, principalmente nos momentos de sazonalidade.

O SIMULADOR SUGESTÃO DE COMPRAS, permite aprofundar o conhecimento nesta importante ferramenta para equilibrar os Lotes de Compras, com a Variação da Demanda, evitando que se compre MAIS, de forma errônea, acarretando prejuízos diversos, além de estoques excessivos e comprometimento financeiro junto aos fornecedores.,

A adoção da CURVA ABC, faz com que a empresa faça uma transição de compras por itens em geral, com muitos riscos (inchar os estoques, falta de itens de giro, compras por valores inadequados e outros) para uma metodologia mais qualificada, em que as mercadorias são classificadas em três grupos principais:

  • GRUPO A, com poucos itens, cerca de 20% do total, mas com alta participação no faturamento, em torno de 70% a 80%.

  • GRUPO B, com quantidade itens em torno de 30% e participação no faturamento em cerca de 10% a 15%.

  • GRUPO C, com elevada quantidade de itens, em torno de 80% e relativamente baixa participação no faturamento, cerca de 5% a 10%.

Detalhando um pouco mais, como EXERCÍCIO DE COMPREENSÃO DA CURVA ABC, podemos considerar um ESTOQUE para cobrir os prazos:

  • GRUPO A: ideal de 3 dias, máximo de 7 dias.

  • GRUPO B: ideal de 7 dias, máximo de 15 dias.

  • GRUPO C: ideal de 30 dias, sem limite máximo.

 

Com os prazos ideais acima, as participações do exemplo teríamos como prazo média:

  • 70% x 3 dias = 210 dias
  • 20% x 7 dias = 140 dias
  • 10% x 30 dias = 300 dias
  • Acumulado de 650 / 100 = 6,5 dias ou 365/6,5 = 561,15 ou 56 (ou seja, giro de 56 vezes ao ano).

SITUAÇÃO DE CONFLITO : USAR A VANTAGENS DO GIRO SOBRE OS DESCONTOS DA COMPRA: frequentemente o comprador é tentado a  realizar compras em quantidades superiores às necessidades para atender a periodicidade estipulada, devido a descontos, promoções e outras situações.

Isso pode gerar um excesso de estoque, cujo escoamento vai demorar mais do que o previsto e a empresa terá desembolsos para pagar mercadorias paradas no depósito.

A ferramenta que corrige tal distorção é o QFIX, cujo Simulador Sugestão de Compras já foi citado acima.

Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas,

com pós em RH, pesquisador de empresas familiares e colaborador da

MÉTODOS CONSULTORIA EMPRESARIAL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top