(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

COMO PODEREMOS QUANTIFICAR O INVESTIMENTO EM TI

Não há dúvidas de há muito que a Tecnologia de informação TI deixou de ser mais um recurso na administração das pequenas e médias empresas, mas sim a representar um diferencial, um recurso obrigatório para que as empresas sobrevivam.

Portanto,antes de se decidir pelo investimento de TI em sua empresa, ter em conta que o setor de TI deverá ser considerado um setor gerador de resultados. Neste item muitas empresas de consultoria de TI e algumas poucas empresas de consultoria empresarial, possuem a preocupação em orientar de forma correta seus clientes. A Métodos Consultoria Empresarial em conjunto com a Master Business Soluções & Treinamento, tem tido essa percepção e cuidado em bem orientar seus clientes no melhor caminho a ser seguido.

Portanto uma administração eficiente depende de uma tecnologia competitiva, de forma que possa atender a quantidade de demandas e informações. Desta forma manter os processos em ordem é garantia de um melhor aproveitamento do investimento realizado, garantindo uma maior produtividade.

PARA QUE SERVE UM ORÇAMENTO DE TI

Parece que você já percebeu que conforme o tempo vai passando, sua responsabilidade como empreendedor aumenta. Ao tempo que sua rotina de trabalho, nas diversas situações, passam a exigir conhecimentos na área de finanças, gestão de pessoal, análise de risco de investimentos e tudo que passam a envolver seus negócios.

Nessa direção, a execução de um orçamento na área de TI, em conjunto com à elaboração de um programa de desenvolvimento de soluções, ajuda e muito o empresário ter uma visão mais abrangente de seus negócios e uma previsibilidade financeira mais adequada a suas necessidades. Desta forma, é possível angariar mais recursos e antecipar problemas como a renovação de licenças, capturar e armazenar informações importantes acerca da infraestrutura da empresa.

A PROJEÇÃO DE DADOS É O INICIO DE TUDO

Para que possamos desenvolver um razoável orçamento de TI, é imprescindível começar com um planejamento financeiro, tendo como base a situação real da empresa.

Tomando-se como premissa que os valores devem permanecer alinhados com o que denominamos de planejamento estratégico, considerando-se também demais investimentos projetados.

Com essa providência, fica patente a possibilidade de aprovação de projetos no caso da empresa possuir recursos alocados, servindo também como referência, para se arregimentar mais recursos para cobrir futuros investimentos.

Elencamos abaixo alguns itens importantes, que devem ser levados em consideração, quando pensamos em fazer um orçamento de TI:

FATURAMENTO DO ANO IMEDIATAMENTE ANTERIOR

Verifique com bastante atenção os dados do Faturamento do último ano para que possa sem surpresas, apostar na estabilidade do seu negócio.

Verifique se o recurso existente é ideal para se manter os equipamentos e possivelmente adquirir novos.

PROJEÇÃO PARA CRESCIMENTO DOS NEGÓCIOS

A empresa cuja previsão demanda um crescimento razoável, obrigatoriamente deve considerar o aumento do orçamento em TI, pois a necessidade de novos controles aumenta.

POSTOS DE TRABALHO

Há de se considerar, a troca de equipamentos e acessórios que cada funcionário, necessita para sua rotina de trabalho.

HARDWARE (Servidores)

Verifique os equipamentos cujas garantias estão para terminar seus vencimentos e atualizações, e avalie a necessidade de se colocar este custo no orçamento.

LICENÇAS

Todos os fabricantes possuem seu modelo de licenciamento, veja a possibilidade de se conseguir algum benefício na hora de se renovar os contratos de licenciamento, e inclua esses valores, tanto nas estações de trabalho, como para licenciamento do Servidor.

Avalie os equipamentos que irá necessitar no seu empreendimento, se ainda não os possui, veja também a possibilidade de se contratar uma empresa especializada para algum serviço pontual.

QUADRO DE PESSOAL

Leve em consideração todas as pessoas que irão participar do projeto, setores, suporte e demais necessidades.

RECOMENDAÇÕES PARA SE CALCULAR O CUSTO DE INVESTIMENTO

Para que se possa calcular o investimento, se faz necessário levar em consideração, além dos dispêndios deste projeto, também o retorno desta aplicação.

O orçamento, além de abranger a (aquisição do Hardware licenças de softwares), também deve estar incluso as despesas com a estrutura operacional, e demais despesas inerentes ao projeto.

Incluem-se Investimento com:

  • Treinamento da equipe

  • Manutenção em geral

  • Falhas e interrupções no sistema

  • Queda de desempenho nos equipamentos

  • Alto consumo de energia

  • Qualidade do sistema e estabilidade

  • Despesas para desativação/mudanças

É conveniente que os gastos com o pessoal de TI, tenha toda sua atenção, visto que cada item é importante, para que o orçamento, fique dentro da realidade da empresa.

ALGUNS ERROS QUE VC NÃO PODE COMETER NO ORÇAMENTO DE TI.

  • Desprezar o uso de novos equipamentos

É comum o administrador permanecer com equipamentos obsoletos, na possibilidade de obter economia no licenciamento dos Softwares, visto que essa atitude pode gerar problemas com a perda de dados importantes, paradas gerais no equipamento, perda de dados armazenados.

  • Montar uma equipe sem o preparo adequado

Não é de bom alvitre se investir na melhor infraestrutura de equipamentos, se o pessoal da equipe não consegue operá-la, há de se priorizar antes, a capacitação da equipe impreterivelmente, para que o desempenho da empresa não fique comprometido.

  • Deixar de planejar a capacidade de armazenagem

Empresas não costumam fazer um planejamento da capacidade de armazenamento, para suportar o volume de dados, e qual seria o melhor modelo para

o tipo de negócio que a empresa opera.

O dissabor quase sempre vem com mudanças constantes, implantações novas ou reavaliadas, que modificam as vezes substanciais alterações no orçamento previsto.

  • Não se importar com as soluções de longo prazo

Erros frequentes é não dar prioridade das necessidades da empresa no planejamento, inclusive em projetos novos ou nas migrações. Se faz necessário definirmos alguns critérios, como o desenvolvimento com equipe própria, ou através de empresas terceirizadas.

Como podemos observar, investir em soluções práticas e inteligentes, torna-se uma necessidade de toda empresa, que busca desenvolvimento e qualidade para manter-se no mercado.

O planejamento sempre é uma ferramenta importante desse processo, visto que a empresa poderá analisar os recursos que já possui, e aqueles que pretende contratar.

Desta forma o orçamento em TI, nunca deve ser visto como despesa, mas como uma solução na viabilização do crescimento da organização e dos membros que trabalham nela, de forma que propicie mais praticidade no dia a dia das empresas, e melhora na qualidade de vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top