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A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN PARA AUMENTAR OS LUCROS

Consultoria Empresarial e Gestão  

 O SURGIMENTO DA MODERNA LOGÍSTICA

Na evolução dos negócios, em cada época, um fator poderia ser considerado essencial. Na década de 90 eram os processos, depois veio a informatização total.   As poucos, veio ocupar seu espaço e se mostrar essencial a LOGÍSTICA.  Hoje, para reduzir custos e buscar suas metas financeiras, as empresas buscam integrar toda a cadeia produtiva, do fornecedor de matéria prima até o consumidor final.

consultoria empresariail tem atuado muito em projetos com essa demanda.   A busca de diferencial com base na qualidade tornou os produtos muito similares, sejam arroz, óleo, feijão, eletro-eletrônicos,autopeças, confecções. Os preços ficaram muito próximos uns dos outros, devido constantes realinhamentos pela concorrência.

Como a internet e redes sociais facilitam a realização de pesquisas de preços, todos os negócios interligados podem estabelecer preços a cada hora, ainda que estejam a milhares de km de distância dos concorrentes.   Olhar “o quintal do vizinho” se tornou fator de sobrevivência e o preço, a grosso modo, perdeu o seu peso competitivo.  E até a propaganda tornou-se menos eficiente com relação ao marketing dos produtos já que diariamente o público é bombardeado por malas diretas, anúncios em jornais, revistas, sites, portais, Tv´s, SMS e outras mídias eletrônicas.

A logística é um grande diferencial que pode fazer a diferença em toda cadeia produtiva, colocando o produto à disposição do consumidor, no lugar e no momento que ele precisa, sem a necessidade dele se deslocar até grandes atacadistas, lojas ou outros locais para comprá-los  em grandes quantidades e estocá-los.

OS GANHOS DA LOGÍSTICA

Os fabricantes e os clientes não podem ficar entupidos com estoque, o que significa aumentar o custo. No caso dos fabricantes, a produção é sua atividade fim e define o espaço que precisa.

Da mesma forma, os clientes que aplicam os produtos que compram em terceiros, como autopeças que atendem montadoras, já tem suas fábricas junto às linhas de produção e recebem os lotes programados regularmente, de acordo com os espaços disponíveis.   E o consumidor pode também comprar do supermercado o  suficiente para o gasto semanal da família, sem ter que estocar grandes lotes, mesmo porque o país não tem crise de abastecimento.

O fundamento da LOGÍSTICA é justamente EXERCER COORDENAÇÃO para GERAR DISPONIBILIDADE em todas a cadeia atendida.

Não basta alguém comprar um lote de mercadorias e pedir para entregar. Ele precisa saber exatamente a hora e o local onde os produtos devem ser entregues em seu negócio, seja uma rede de lojas, um atacado, um supermercado ou mesmo sua casa.

O ganho dos negócios depende também da velocidade do giro dos estoques e a LOGÍSTICA facilita isso.

A logística é capaz de trazer ganhos de produtividade, menores custos, um ciclo do pedido mais eficiente e serviços de qualidade aos clientes, além da redução dos estoques no fornecedor e no cliente.

O sucesso do COMÉRCIO ELETRÔNICO (AMAZON E OUTROS), só existe por causa da LOGÍSTICA e SCM.

COMO MEDIR O DESEMPENHO LOGÍSTICO

– custos de transporte e custos de armazenagem

prazo de entrega e  tempos de movimentos

– tempo de atendimento a pedidos (lead time)

– taxa de ocupação de veículos e  níveis de estoque

– número de devolução e  número de avarias

– número de pedidos atendidos e  número de reentregas

– obsolescência (deixar produto vender prazo validade)

– frequência de falta de mercadorias

Uma observação visual no RODO ANEL de São Paulo, permitirá observar o surgimento de Grandes Áreas de Armazenagem, para aluguel ou já ocupadas, além de Centros de Distribuição de Grandes Redes e Supermercados, uma tendência, já que permite ganho de tempo no transporte, entre essas instalações e clientes finais.

Um Exemplo de Logística Eficaz é das Grandes Redes de Supermercados, que segue os passos:

1.cada vez que um produto passa pelo leitor de código de barras no caixa do supermercado, o sistema informatizado dá baixa no estoque da loja.

2.uma relação de transparência e confiança permite ao fornecedor saber, em tempo real, o volume de venda de seus produtos em cada uma das lojas da rede varejista.

3.quando o volume da mercadoria no estoque da loja atinge a quantidade mínima preestabelecida pelo varejista, é hora de repor.

4.o compartilhamento de dados permite ao fabricante planejar melhor o ritmo da produção, os pedidos de matéria-prima e as remessa para o armazém do supermercado.

5.no Centro de Distribuição, caminhões abastecem o local com produtos vindos das indústrias. Com a operação, o estoque do supermercado fica reabastecido, garantindo a provisão da gôndola.

Uma modalidade que teve grande crescimento escorado na logística foi “cash & carry” (atacado de auto serviço ou “atacarejo”), criados por várias redes diferentes aproveitando a oportunidade.

Enquanto outras redes menores e pequenos ainda fazem à mão, visualmente ou usando planilhas, com maior dificuldade em repor as prateleiras em tempo hábil.

Através de um bom diagnóstico empresarial você poderá identificar também os possíveis ganhos logísticos para a sua empresa e direcionar soluções.

Problemas de Infraestrutura no país e reflexos na Logística

O grande entrave à expansão do SCM e Logística no país, continua sendo os investimentos insuficientes em infraestrutura, com ferrovias que se arrastam há décadas (ferrovia norte-sul; ferrovia açailândia / vila do conde parada devido conflito em Carajás com a mineradora; ferrovia de integração leste/oeste (EF-334); ferrogrão; transnordestina; FEPASA (sudeste PA até vila do conde)), sem conclusão, portos não concluídos, BARRAGENS  sem eclusas para navegação ou calado suficiente (hidrovia do tocantins), falta de integração entre modais (ferroviário, aquaviário e rodoviário), diferença de bitolas nas ferrovias, rodovias de interligação entre regiões com obras a passos lentos ( BR-163-Trecho Sorriso-MG a Miritituba-PA; ……),  gerando um desastre no final das safras de grãos nas novas regiões produtores, quando mais de 80% do total são direcionados via rodoviária para os portos do sudeste (66 milhões toneladas de grãos), enquanto os terminais e portos do norte continuam em construção e seriam uma alternativa.    As perdas em transporte e falta de estocagem dos grãos no país já superam os ganhos em produtividade obtidos nos últimos anos.

Na rota Santos/Paranaguá a Soja custa U$126 ton….na rota de Miritituba/Belém-PA o custo seria U$80/ton, uma diferença brutal de perda potencial de renda da cadeia produtiva. Anualizando U$46 x 28.000 /ton = U$1.2 bi / ao ano.

(fonte: Seminário O agronegócio e o comércio mundial-Brasilianas.Org em 22/09/15-SP).

A revista Exame, em reportagem de 23 de abril de 2003 na reportagem “O Brasil que não dá certo”, problemas de infraestrutura, legislação e burocracia emperram o transporte e cargas e custam ao país 100 bilhões de reais por ano, mostrando 60 km de filas de caminhões no porto de Paranaguá-PR.

O pior é que nestes 12 anos pouca coisa melhorou.  A unificação de ministérios e racionalização de rotas para obras de infraestrutura poderia melhorar resultados.  Existem portos públicos Federais e Estaduais, com legislação diferentes, que podem ser unificadas. E o planejamento da infraestrutura deve ser feito a longo prazo, independente do governo, para que as obras tenham continuidade.

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Adaptado por  : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades). 

Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho, rever funções, atividades, responsabilidades, autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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