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VERIFIQUE SE VOCÊ É UM LIDER EFICAZ

Consultoria Empresarial e Gestão  

A literatura apresenta várias nomenclaturas para definir o “tipo de líder”, entre eles o democrático, autocrático, negociador, educador.

Em nosso trabalho,  durante muitos projetos de consultoria empresarial consideramos como PERFIL EFICAZ as características,  SER, aquilo que a pessoa É ou DEVE SER na sua essência.

O Conhecimento, SABER, aquilo que deve absorver não só para sua atividade atual, mas também para ter uma visão abrangente de tudo que envolve processos, produtos e pessoas.

E Habilidades, SABER FAZER,  algumas natas devido convivência, educação, vida social e outras que podem ser desenvolvidas, que vão facilitar sua LIDERANÇA junto às equipes que fizer parte.

Você poderá assinalar aquelas onde está OK ou NÃO e ter uma idéia do que poderá ainda desenvolver em seu perfil, criando seu próprio PAD-Programa de Auto Desenvolvimento.

1.SER (CARACTERÍSTICAS)

1a)-estar aberto a informações

1b)-estar aberto ao diálogo e ao feedback

1c)-disposição para assumir responsabilidades e aceitar desafios (espírito empreendedor)

1d)-disposição para participar e estimular a participação

1e)-disposição para descentralizar, delegar e apoiar

1f)-demonstrar flexibilidade e adaptabilidade

1g)-disposição e interesse para aprender sempre

2.SABER (CONHECIMENTO)

2a)-cultura ampla, diversificada e atualizada

2b)-visão global da empresa e dos negócios

2c)-conhecimentos técnicos profundos sobre as atividades que gerencia / lidera

2d)-conhecimentos técnicos gerais sobre as atividades que tenham interface com as que gerencia / lidera

2e)-conhecer as tecnologias que podem ser usadas para melhorar as atividades da sua equipe (TI, softwares, APP, metodologias).

3.SABER FAZER (HABILIDADES)

3a)-saber liderar pessoas e grupos incentivando cooperação, motivação, criatividade, iniciativa e desenvolvimento

3b)-saber “vender idéias”, convencer

3c)-saber administrar conflitos, negociar, influenciar o seu grupo / equipe

3d)-saber planejar e administrar (tomada de decisões, implemento de soluções)

3e)-saber gerenciar, liderar o trabalho e as pessoas, focando em resultados e qualidade

3f)-avaliar desempenhos de pessoas ou equipes e dar feedback

3g)-saber comunicar-se oralmente (falando) e por escrito

(fonte: Curso Liderança e Motivação de Pessoas-PDE-Projetos para Desenvolver Empresas e Pessoas).

 Colocamos à disposição o E-Book “Noções Práticas de Chefia e Liderança”, para aqueles que desejarem um aprofundamento no tema.

 Autor :  Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades). 

Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho-rever funções-atividades-responsabilidades-autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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