Você é um Líder Eficaz ?

A literatura apresenta várias nomenclaturas para definir o “tipo de líder”, entre eles o democrático, autocrático, negociador, educador.

Em nosso trabalho,  durante muitos projetos de consultoria empresarial consideramos como PERFIL EFICAZ as características,  SER, aquilo que a pessoa É ou DEVE SER na sua essência.

O Conhecimento, SABER, aquilo que deve absorver não só para sua atividade atual, mas também para ter uma visão abrangente de tudo que envolve processos, produtos e pessoas.

E Habilidades, SABER FAZER,  algumas natas devido convivência, educação, vida social e outras que podem ser desenvolvidas, que vão facilitar sua LIDERANÇA junto às equipes que fizer parte.

Você poderá assinalar aquelas onde está OK ou NÃO e ter uma idéia do que poderá ainda desenvolver em seu perfil, criando seu próprio PAD-Programa de Auto Desenvolvimento.

  1. SER (CARACTERÍSTICAS)

1a) Estar aberto a informações

1b) Estar aberto ao diálogo e ao feedback

1c) Disposição para assumir responsabilidades e aceitar desafios (espírito empreendedor)

1d) Disposição para participar e estimular a participação

1e) Disposição para descentralizar, delegar e apoiar

1f) Demonstrar flexibilidade e adaptabilidade

1g) Disposição e interesse para aprender sempre

       2. SABER (CONHECIMENTO)

2a) Cultura ampla, diversificada e atualizada

2b) Visão global da empresa e dos negócios

2c) Conhecimentos técnicos profundos sobre as atividades que gerencia / lidera

2d) Conhecimentos técnicos gerais sobre as atividades que tenham interface com as que gerencia / lidera

2e) Conhecer as tecnologias que podem ser usadas para melhorar as atividades da sua equipe (TI, softwares, APP, metodologias).

      3. SABER FAZER (HABILIDADES)

3a) Saber liderar pessoas e grupos incentivando cooperação, motivação, criatividade, iniciativa e desenvolvimento

3b) Saber “vender idéias”, convencer

3c) Saber administrar conflitos, negociar, influenciar o seu grupo / equipe

3d) Saber planejar e administrar (tomada de decisões, implemento de soluções)

3e) Saber gerenciar, liderar o trabalho e as pessoas, focando em resultados e qualidade

3f) Avaliar desempenhos de pessoas ou equipes e dar feedback

3g) Saber comunicar-se oralmente (falando) e por escrito

(fonte: Curso Liderança e Motivação de Pessoas-PDE-Projetos para Desenvolver Empresas e Pessoas).

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