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MUDANÇAS BEM PLANEJADAS MELHORAM RESULTADOS DOS NEGÓCIOS

Consultoria Empresarial e Gestão  

Para empresas que estão enfrentando a turbulência da economia brasileira, uma mudança bem orquestrada, planejada passo a passo, poderá ajudar não só a organizar melhor o seu negócio, mas também a navegar por essa “marola” de forma mais segura e continuar em direção a portos mais seguros, buscar bons resultados. Nesse momento o apoio de uma boa consultoria empresarial para organizar e planejar as mudanças é fundamental.

Uma situação bem comum nas casas das pessoas é quando o marido vai trabalhar e no retorno, a esposa trocou os móveis de lugar na sala, alterou tudo,num primeiro momento é tudo estranho, até desconfortável….em alguns dias, ele começa achar que ficou melhor….assim, também é a expectativa da companheira, quando vai ao salão, altera o cabelo e volta esperando que seja notada de imediato….”você não notou meu cabelo”?  Mudanças sempre são momentos para alterar algo para melhor, seja na vida pessoal ou profissional….

“Para acompanhar as mudanças é necessário estar sempre em contato com oportunidades de reciclagem de conhecimentos para não “envelhecer” sozinho e a saída é viver compartilhando informações, para desenvolver a competência coletiva” (Mário Sérgio Cortella).

OS PROCESSOS DE MUDANÇA TEM 4 ETAPAS:

1ª..conhecimento (quando se dá às pessoas o conhecimento, a informação sobre as situações que precisam ser mudadas ou o processo que vai ser iniciado e seus motivos).  Demanda um Tempo 1. (tempo usado para dar o conhecimento a uma pessoa).

 2ª..Atitude (quando o conhecimento dado começa a mudar a atitude pessoal de algumas pessoas dentro do grupo ou empresa e essas mudanças são percebidas). Demanda um Tempo 2.(tempo que demora para mudar atitude individual).

 3ª..Comportamento Individual ( quando as atitudes em mudança começam a refletir no comportamento individual de algumas pessoas). Demanda um Tempo 3.(tempo em que a atitude se transforma em comportamento individual).

 4ª..Comportamento da Organização (quando as mudanças de comportamentos  individuais, começam a se espalhar, refletindo no comportamento da organização). Demanda um Tempo 4.(tempo em que o comportamento de uma pessoa passa a ser imitado pelo grupo).

 OS PRINCIPAIS PROCESSOS DE MUDANÇA

 1. IMPOSITIVO…o poder é exercido diretamente sobre o comportamento da organização (etapa 4), que por reflexo afeta o comportamento individual (etapa 3), atitude (etapa 2) e conhecimento (etapa 1). Ocorre em situações de crises extremas em alguns países (ex: guerras), mas nas empresas, quando a autoridade que exerceu sai de cena, as pessoas reagem, paralisando os processos de mudança, que tem curta duração.

 2. PARTICIPATIVO, segue as etapas normais de 1.dar o conhecimento….2.aguardar a atitude mudar…..3.comportamento individual e 4.comportamento da organização….o resultado é mais  sólido, permanente, por permitir que as pessoas absorvam os conhecimentos, ocorra sua conscientização, envolvimento e com isso maior engajamento nos processos de mudança.

 As mudanças são sempre bem-vindas porque mexem com o comodismo (zona de conforto) de todos que estão à volta de quem está passando por uma “troca de pele”. O que não podemos ignorar é que mais cedo ou mais tarde, as mudanças individuais serão introduzidas na vida daqueles que o cercam e influenciarão todo o contexto.

 Percebe-se isso facilmente no uso dos celulares, hoje num volume maior que a própria população e muito difícil encontrar um adulto sem o seu….mesmo os mais resistentes….”eu não vou usar”…. já usam, é prático e rápido….e já decretou o “fim dos orelhões” e dos “cartões telefônicos”…….

 Qual empresa que hoje em dia não usa computador ? ainda está na era das máquinas de escrever ?…….que alguns adolescentes nem conheceram…..

 OS CICLOS DE MUDANÇAS NO MUNDO…AS ONDAS DO DESENVOLVIMENTO

 – 1ª.onda (Agrícola/Mercantil), durou 6.000 anos…..ocorreu a invenção do arado, as terras começaram a ser cultivadas, eram mais comuns as trocas que a venda dos produtos…..

 2ª.onda (Revolução Industrial), durou 300 anos….com as máquinas a vapor, até o surgimento da eletricidade e os motores, a invenção do automóvel e outras grandes descobertas tecnológicas…..

 3ª.onda (Informação / Informática),iniciou há 40 anos….provocou uma mudança global não só nas empresas (informatização, redução de papéis, alteração no perfil das funções), mas também na vida pessoal (adoção do computador pessoal, surgimento dos notebooks e outras máquinas portáteis)….

 4ª.onda (Produtividade / Qualidade), iniciou há 30 anos e evoluiu muito rapidamente em todos os setores industriais e relacionados, com o surgimento de programas de qualidade (Normas Iso, Seis Sigma, metodologias japonesas:kanban, kaizen, jit, outras….), de produtividade (PDCA, Toc, BSC, P.E.R.A., outros)…..

 5ª.onda ( Internet, Redes Sociais, Uber, Whatsapp……), iniciou há poucos anos e está varrendo o mundo corporativo numa velocidade assustadora, ameaçando o status de corporações e serviços tradicionais, solidamente estabelecidos…..

 OS REFLEXOS DAS ONDAS DAS MUDANÇAS

 – gerou maior velocidade nas transformações dos sistemas gerenciais e industriais

– agilizou a evolução dos métodos e processos de trabalho

– fez repensar a relação entre capital e trabalho

– a velocidade se tornou fator de sobrevivência

– surgiu a necessidade de “educar”, “reciclar os colaboradores” para as novas necessidades de mercado.

 A RESPOSTA DAS EMPRESAS

 – programas de qualidade e produtividade

– contratação de consultoria empresarial

– melhoria contínua (kaizen)

– atualização tecnológica

– informatização global de todos os processos

– SIG-sistemas de informações gerenciais compartilhados (ERP´s, CRM´s…)

– treinamentos operacionais e conceituais  (EAD, Games….).

– melhorar a comunicação interna entre níveis (Redes Internas).

– profissionalizar as empresas e sucessores

– formar e treinar lideranças nas empresas

 A RESPOSTA NECESSÁRIA AOS COLABORADORES

– comprometimento com os resultados (participação, engajamento)

– envolvimento e participação nos treinamentos

– constante atualização tecnológica, conceitual e metodológica

– crescente profissionalização pessoal (capacitação acelerada)

– qualidade pessoal, bom desempenho, boas relações interpessoais

– buscar qualidade de vida e auto-estima

 É PRECISO SABER O MOMENTO DE SURFAR NAS ONDAS DA MUDANÇA para continuar sobrevivendo no mercado, cada vez mais competitivo.  Quem não souber SURFAR poderá tomar um caldo do mercado e sair de cena.

 Um exercício simples que nossa consultoria empresarial sugere fazer nas empresas é reunir as equipes e levantar por escrito, as “mudanças que cada um gostaria de fazer em seu setor”.  Vão surgir muitas sugestões úteis, que a empresa poderá usar. É um processo melhor do que caixa de sugestões, porque poderá ser discutido de forma interativa, com os participantes, consolidando as idéias e seus benefícios.

 Mudanças que eu posso fazer 

Na minha área Recursos que necessito usar
Ex:arrumar espaço físico para estoque de peças semi-acabadas….  Limpeza da área perto da expedição…..

  Mudanças que para fazer dependo da minha chefia

 Tipo de Mudança Que tipo de apoio da chefia necessito?
Ex: aumentar altura do telhado e fechar lateral (fábrica)…. Aprovação junto à diretoria
Colocar exaustor nas serras do setor porque faz muito pó, prejudicando a saúde….. Chefia negociar investimento junto à diretoria

(fonte:curso Escola Cetep (Pde Projetos): Liderança e Motivação de Pessoas).

 Autor : Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades). 

Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho, rever funções, atividades, responsabilidades, autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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