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QUER MELHORAR SUA COMUNICAÇÃO ?

Dicas e aperfeiçoamento  

Em todo e qualquer tipo de negócio, a comunicação é essencial para que as pessoas se entendam, as ordens sejam dadas, os pedidos sejam feitos, haja empatia ou não entre as pessoas. Faz parte da rotina diária, sem comunicação, a empresa não anda, nada acontece.

Semântica, significado das palavras….quando se lida com um país imenso como o Brasil, algumas palavras tem significado diferente entre os estados do norte e sul.  Perua no RS significa um termo pejorativo, que afetou as vendas da Kombi quando foi lançada. Criança é guri. Moça é prenda.  No Nordeste a linguagem cabra bom é gente boa…cabra da peste é gente que não presta…..cabrita é menina moça…e bodinho é adolescente com os hormônios fervendo….

A palavra “operação”, para um médico é uma cirurgia.  Para a contabilidade, o negócio foi realizado. Para o professor, a soma foi efetuada. Para o militar, a batalha foi ganha. Para a polícia, é uma ação para pegar os bandidos.  E a palavra é a mesma.

COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO

a)    Usando o feedback (retroalimentação)….você entendeu que pedi para fazer em 2 vias ?….Sim, entendi…..O que você entendeu ?  Para fazer 2 vias….Ah, está ok.

b)    Uso apropriado de muitos canais de comunicação (postura, gestos, voz). Não nos comunicamos com os outros somente por  palavra falada, mas também por meio de gestos, postura, tom de voz, ritmo de voz, entonação….

c)    Saber ouvir, usar a chamada escuta ativa, quando você olha nos olhos da pessoa e se concentra, esquecendo os movimentos ao redor, os sons, ruídos, conversas, celular, de forma a fazer com que a comunicação ocorra de fato e a pessoa sinta que você está ouvindo ela de verdade…..

d)    Usar a comunicação face a face….as comunicações face a face são superiores às ordens escritas, as cartas, circulares, anúncios e aos impressos em geral. Quando estamos comunicando face a face, a inter-relação torna-se mais fácil, completa, envolvendo, a voz, as atitudes e as expressões facilitam a realimentação.  A voz tem uma gama muita ampla de entonações (tons) e cada uma pode ajudar a passar a mensagem com mais clareza.  A palavra escrita é muito mais agressiva que uma comunicação a dois, face a face. Uma pessoa poderá rejeitar uma mensagem crítica por escrito e aceitá-la oralmente.

e)    Desenvolver a sensitividade (empatia).…a capacidade de se posicionar o lugar do outro, como se estivesse recebendo a mensagem e como iria reagir…..você vai ser demitido, como eu reagiria….

f)     Reforçar as palavras pela ação.eu prometi ajudá-lo ontem, estou aqui, vamos sentar e fazer aquela planilha…..

g)    Saber distinguir o momento oportuno de enviar a mensagem.…a pessoa acabou de separar, está arrasada, você vai dar uma advertência, aguarde um momento menos traumático, questão de sensibilidade……

h)    Mensagem simples, direta e sem redundância.…amanhã, todos aqui às 10 h para uma reunião com o Presidente, presença obrigatória…….

 O QUE OUVIMOS OU SENTIMOS ?

O Que você ouve ?…tom de voz, claridade vocal, expressividade verbal (40% da mensagem)….

As palavras significam 10% da mensagem.

O que você vê ou sente ?…expressão facial, aparência, postura, olhar, toques, gestos (50% da mensagem)…

 GESTOS E POSTURAS PARA FALAR MELHOR

As pernas, os erros mais comuns….caracterizam estados motivacionais das pessoas e são uma linguagem que pode ser analisada por quem está envolvido na comunicação, pelo que significa cada situação…..quase todas situações de impaciências, enfado, irritação, querer se distrair por que a situação está chata…..

– movimentação  desordenada…

– apoio incorreto (desleixo)

– cruzamento dos pés em forma de “X”

– animal enjaulado

– a gangorra

– o pêndulo

– a rigidez

– canguru saltitante

– cruzar e descruzar as pernas ou braços

– espreguiçadeira

– o vaivém

 Os Braços e Mãos, os erros mais comuns

mãos atrás das costas

– mãos nos bolsos

– braços cruzados

– gestos abaixo da linha da cintura

– gestos acima da linha da cintura

– apoiar-se sobre a mesa, cadeira, a tribuna

– partindo do cotovelo (cotovelo na mesa, mão apoiando a cabeça, girando)

– movimentos alheios

– construtor do universo (mão no queixo, posição de pensador)

SINAIS DE FILTRAGEM

Leia rapidamente as frases :

NÃO PONHA O CARRO NA NA FRENTE DO BOI.

– ELE CAIU COMO UM UM PATO

A filtragem faz com que as pessoas desenvolvam vícios de interpretação de textos e até de conversas verbais, antecipando conclusões, antes que as frases sejam concluídas…..

TÁTICAS E RESULTADOS NA COMUNICAÇÃO…UMA ESTÓRIA PARA REFLETIR….

……uma criança foi para cama e logo após gritou…”papai, posso tomar um copo de água ?…seu pai respondeu: você já tomou dois copos de água e um de suco, agora vai dormir….Logo em seguida, a criança pediu…papai, posso tomar um copo de água?…seu pai disse, se você não dormir, vai apanhar….alguns instantes depois, posso tomar um copo de água? mais zangado, seu pai respondeu…se você não dormir, vou apanhar um cinto para lhe bater….um pouco depois..papai, quando vier com o cinto, você pode me trazer um copo de água?……

(fonte: Curso Liderança e Motivação, da PDE Projetos para Desenvolver Empresas e Pessoas).

 Recomendamos baixar em nosso site de consultoria empresarial o E-book Noções Práticas de Chefia e Liderança, alguns conceitos poderão ser aprofundados, na relação entre lideranças e subordinados, envolvendo comunicação e outros itens.

 Autor :  Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades). 

Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho-rever funções-atividades-responsabilidades-autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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