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COM OTIMISMO, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO, TODA CRISE É SUPERADA

Consultoria Empresarial e Gestão  

O que você faz na sua empresa não reflete em Brasília. Mas o que eles fazem em Brasília reflete na sua empresa e nas demais.

Independente da forma como a política vem sendo conduzida e como a economia está sendo gerenciada neste governo, se apelando para o câmbio para segurar a inflação, aumentando a SELIC ou não, você tem o seu negócio e com ele uma responsabilidade social, de manter os empregos dos colaboradores, além de obrigações fiscais, trabalhistas, impostos a perder de vista e no final esperar ainda ter algum retorno, algum lucro, que permita continuar crescendo, portas abertas, contratando.

Um “guru da consultoria”, Walter Froldi(in memorian), dizia que o melhor remédio é “trabalhar” ainda mais nos momentos conturbados…..dizia que nos bons momentos, fase de bonança, qualquer um conduz um barco…..nas tempestades, momentos conturbados, somente os bons marinheiros, treinados, otimistas, persistentes, dedicados”…   

Você, como empresário, se preparou para estes momentos?…fez um planejamento dos seus negócios há algum tempo?…organizou sua empresa? (sistemas, métodos, processos )…treinou sua equipe?… manteve os talentos na empresa?…usa processos motivacionais para engajar os colaboradores?…  dá estímulos?…reconhecimento?…lidera suas equipes na luta para ter melhores resultados?…vai a cursos, palestras, feiras negócios?……viaja para conhecer novidades e tecnologia?…..ou está na CAIXA (zona de conforto)?…

No linguagem popular, temos opções…Se você for dos que mais choram do que fazem, vai ter que comprar lenços…Se for dos que “fazem acontecer”, independente do momento, vai vender lenços….e fortalecer sua empresa e sair da tempestade, na frente dos concorrentes acomodados….

No meio do turbilhão, que deixa tantos sem ação, porque estavam na zona de conforto e foram pegos de surpresa, aqueles que já se antecipavam, tinham planejado seus negócios para surfar nas ondas da tempestade governamental, estão sobrevivendo e fortalecendo suas empresas.

 ALGUMAS BOAS NOTÍCIAS :

 EMPRESAS DE AVIAÇÃO (Latam, Gol e Avianca), estão comprando 200 aviões e investindo U$20 milhões de dólares, para garantir sua expansão em voos domésticos e internacionais…(Revista Isto É Dinheiro-julho-2015).

 MERCADO DE FRANQUIAS deve crescer 9% e mesmo com a economia em crise, índice de mortalidade do setor foi apenas 3,7% em 2014… (Jornal Diário SP de 20/07/2015-pag.6). editor Edgar Mello da Dinheiro &¨Sucesso e ABF-Assoc.BR de Franchising.

A canadense Dorel Industries anunciou acordo para comprar 70% da tradicional empresa brasileira de bicicletas Caloi, numa transação que irá transformar a fábrica da companhia no país em um de seus centros de produção no mundo.    A empresa estima ter participação de mais de 40% no mercado brasileiro de bicicletas.  “Apesar dos atuais desafios econômicos no país, acreditamos que o mercado consumidor é bom e está caminhando na direção certa. Vemos esta transação como uma sólida oportunidade”, completou Schwartz (Ceo-Dorel).

 GRUPO JCPM (Paes Mendonça)…investindo R$120 milhões em ampliação de Shopping em Aracajú-SE e R$480 milhões em novo Shopping em Fortaleza (FSP-22/07/2015-cad.mercado-pag.A-13).  Grupo Internacional Shopping inaugura novo Shopping em Guarulhos-SP, no bosque Maia (junho/2015).

 O Brasil que dá certo..AGRONEGÓCIO…com o fim do ciclo de alta das commodities setor concentra esforços no uso da tecnologia, na gestão das propriedades e na agregação de valor. Principalmente, na integração entre lavoura, pecuária e florestas, aumentando a produtividade agrícola e diversificando as atividades. A soja aumentou sua produtividade em 8 sacas/hectare, os bovinos 8 arrobas de ganho de peso em relação à pastagem tradicional, a ocupação de pastagem subiu para 7,0-bovino/hectare contra 1,2 no sistema tradicional (FSP-20/07/2015).

 GALINHA PINTADINHA (produto brasileiro criado pela Bromélia Produções),  chega aos EUA e América Latina, após faturar R$550 milhões/ano no Brasil…..36 clipes com 2 bilhões de visualizações desde 2006….nos EUA será divulgada pelo iTunes e Google Play….. (Revista Época, 08/06/2015-nº887).

 A reinvenção do OURO BRANCO…após o fungo “vassoura de bruxa” destruir as plantações de cacau de Ilhéus-BA em 1989, quebrando os produtores…as novas gerações de plantadores, resolveram resgatar as plantações inovando nos processos de plantio e colheita, além de sementes mais resistentes e já pensam em processamento para ganhar maior valor agregado junto às indústrias de chocolates finos….(PEGN-julho/2015).

 OS BEST-SELLEERS DA REDE….OS BOOKTUBERS…..Canais humorados no Youtube  (Perdido nos Livros, Intrínseca, Cabine Literária) comentam em linguagem informal (similar aos VJ´s de TV´s), assuntos referentes aos universo da literatura, criando novas ondas de leitores jovens e atraindo atenção de grandes grupos (Olx, Mac Donald´s, Grandes Editoras).……(Veja 17/06/2015-pag.53/4).

 3 GRANDES FÁBRICAS DE CÁPSULAS DE CAFÉ estão sendo montadas em Montes Claros-MG (Nestlé e 3 Corações) e Espírito Santo (Wine.com), permitindo que o Brasil, passe de importador (US$60 milhões em 2014 e US$36 milhões no 1º semestre de 2015), para exportador de café processado, com alto valor agregado….(FSP-20/07/2015).

 ECONOMIA CRIATIVA (ÁudioVisual:cinema, produções de Tv´s,  animações, vídeos, games), crescimento de 3 a 10%aa e o Brasil passando de 10ª posição para 7ª como Produtor Mundial… Sucesso de animação, o PEIXONAUTA, foi vendido para mais de 100 países….A era do Áudio Visual (2010 a 2020).  (BNDS-61ºFórum Brasilianas-Indústria Criativa: Como Transpor as Barreiras ao Crescimento de Startups em 29/07/2015).

 AÇÕES SUGERIDAS :

 1) – Colocar o planejamento estratégico como um pilar da empresa, mesmo que seja PME, porque os efeitos das ondas econômicas vem para todas as empresas.

 2) – Reduzir as perdas e desperdícios de processos ou operacionais, sem prejuízo da operação….movimentações, transportes internos, paradas.

3) – Rever as funções, atividades, responsabilidades e autonomias, para simplificar trabalhos e decisões…rever também os processos, reduzindo os ciclos das atividades que agregam valor ou não (mas que não podem ser descartadas) e eliminando as que não agregam valor e possam ser descartadas.

 4) – Realizar fortes ações de marketing sobre produtos principais, com maior atenção naqueles com maior margem de contribuição e volumes de vendas.

 5) – Fortalecer sua parceria com os clientes chaves, para mantê-los, evitando perdê-los por falta de ação e negociação.

 6) – Cuidar dos custos fixos, reduzindo as despesas que forem consideradas desnecessárias, lembre-se, eles permanecem,  produzindo ou não.

 7) – Negociar com fornecedores (prazos, volumes), com os clientes (facilitando no que for possível), pulverizando sua carteira, para não ficar dependente ou de poucos fornecedores ou de alguns clientes apenas.

 8) – Antes de demitir, lembre-se que o custo para treinar um colaborador é grande e sua curva de aprendizagem exige tempo e com eles treinados será mais fácil enfrentar as turbulências.

 9) – Continuar capacitando seus colaboradores, gestores e você mesmo, afinal, por ser dono do negócio, não significa que seus conhecimentos e paradigmas não precisem ser renovados, dê o exemplo !

 10) – Procurar as associações de classe, para ter mais conhecimentos dos movimentos em andamento para enfrentar os tempos turbulentos.

Sugerimos acessar nossos check-up comércio, check-serviços ou check-up indústrias para aprofundar conhecimentos nos temas citados.

Precisamos de engajamento, sinergia, motivação, investimentos para que o crescimento seja retomado.

O OTIMISMO, BOA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO, não são apenas um bom remédio neste momento pelo qual passa nossa economia, mas também uma filosofia de vida, de ver os negócios de forma positiva, como oportunidade de rever valores, processos, organização, sistemas, pessoas.  E sair na frente da turbulência, melhor do que antes, na dianteira daqueles que se acomodam, aguardando a crise passar, a copa, o carnaval, natal e outras situações.

  Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades).  Também desenvolve Projetos de Melhorias dos Resultados (PMR),focando marketing-vendas, compras-estoques, produtividade-processos, redução de custos-desperdícios, nas empresas familiares. Em RH, forma multiplicadores nos processos de  avaliar desempenho-rever funções-atividades-responsabilidades-autonomia. É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

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