5 Qualidades das Empresas Vencedoras

Consultoria Empresarial e Gestão  

5 Qualidades das Empresas Vencedoras

 1ª ) Qualidade : RESISTÊNCIA

A primeira qualidade das empresas vencedoras, é sem dúvida a Resistência para não jogar a toalha quando perde o 1º round da luta, continuar lutando, como fazem alguns lutadores de boxe ou MMA, que levam aquela “surra nos primeiros assaltos (rounds) e depois vencem a luta”….. e como fizeram alguns grupos empresariais brasileiros, que também já passaram por problemas econômicos e financeiros.  Entre os quais citamos o GPA (Grupo Pão de Açúcar), que viveu forte crise na década de 80, quando fechou as Lojas Jumbo, reestruturou a gestão com saída de alguns irmãos Diniz e Abílio Diniz assumiu o comando, sendo hoje uma potência econômica nacional e mundial, gerando milhares de postos de trabalho.

E com sua Resistência, obter a Durabilidade, que na analogia, é ter saúde corporativa para perpetuar sua continuidade pelas gerações familiares seguintes. Saúde corporativa se consegue com organização, métodos, processos ajustados e corretos, pessoas treinadas e capacitadas, sistemas funcionais, produtos adequados, um bom planejamento estratégico  e políticas comercial e de marketing bem fundamentadas.

2ª) Qualidade: RESILIÊNCIA

A segunda qualidade das empresas vencedoras, é ser capaz de se ajustar aos movimentos do ambiente (mercado)  e retomar sua posição, ter prejuízos e retomar sua lucratividade,  perder talentos e formar novos, enfrentar concorrentes difíceis e achar nichos onde atuar  novamente, perder mercado nos produtos tradicionais e inovar criando alternativos, absorver uma  carga gigantesca de impostos e ainda se manter competitiva, suportar os erros das políticas econômicas e se manter aberta, gerando empregos e injetando dinheiro na economia do país.

Para manter sua Resiliência fortalecida, a  inovação deve ser uma filosofia constante na gestão, seja focada na organização interna, simplificando os procedimentos de registro de atividades, relatórios, análises dos resultados, como também nos processos operacionais, onde as reduções dos ciclos podem eliminar atividades que não agregam valor ou reduzir os tempos das que não agregam mas não podem ser eliminadas e das que são fundamentais.  É necessário também uma gestão orientada para resultados e não tarefas, promovendo a capacitação constante das pessoas, a busca contínua de redução de custos e desperdícios nos processos, a manutenção de margens positivas nos produtos e negociações, o uso de orçamentos bem definidos  para manter estruturas, colaboradores, tributos e sair ilesa dos erros das políticas econômicas

3ª) Qualidade: FLEXIBILIDADE

A terceira qualidade das empresas vencedoras, é a flexibilidade, para que ela permita mudar de rumo se necessário, inclusive de produto fabricado, como já fizeram grandes corporações mundiais, entre as quais a GE-General Electric, com alto “DNA Inovador”, desde Thomas Edison, que inventou torradeira elétrica, refrigerador, lava roupas, TV, ar condicionado e também fabrica locomotivas, turbinas, lâmpadas e outros produtos. As edificações, máquinas, equipamentos e pessoas, o conhecimento (know-how), tudo junto, permite criar produtos inovadores, que podem ter novas demandas, quando os produtos atuais encalham.

A manutenção da Flexibilidade começa com investimentos nas pessoas, com uma área de P&D bem focada em inovações, criando novas utilizações dos produtos existentes ou novos produtos usando suas matérias primas, equipamentos, tecnologia e conhecimento das equipes.  É preciso investir continuamente em P&D, formação e reciclagem dos conhecimentos dos colaboradores, visitar feiras de negócios no país e exterior, pesquisar novidades tecnológicas em outras fontes.

4ª) Qualidade: ADAPTAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

A quarta qualidade das empresas vencedoras, é que ela seja capaz de se adaptar quando muda o ambiente, quando surgem novas ameaças internas ou externas, novos entrantes (concorrentes) no mercado, sejam de fora ou do próprio país, novas tecnologias. E aproveitar as novas oportunidades internas ou externas do mercado, no momento em que surgem.

Uma adaptação ao meio ambiente, também passa por investimentos em P&D, nas pessoas e criar uma cultura de velocidade de ações dentro da empresa, de cima para baixo, em todos os níveis. Surgiu uma nova situação de mercado que pode refletir negativamente na empresa, a situação deve ser analisada rapidamente e decisões corretivas tomadas, antes que os reflexos afetem os resultados. E também pelo planejamento e orçamentos de recursos,  que permitam ter reservas orçadas, possibilitando investir na mudança de rumo e produtos, se necessário.

Vou citar como exemplo, uma fábrica de mesas e cadeiras de Valentim Gentil, cidade do interior do estado de São Paulo, que migrou para o segmento de camas e dormitórios, devido baixas margens de lucro do anterior, além de processo complexo (muitas etapas), com custos adicionais devido excesso de operações manuais. Aproveitou sua fábrica, pessoas, maior parte dos equipamentos, realizando adaptação para sobreviver.

5ª) Qualidade: CAPACIDADE DE AGREGAR

A quinta qualidade das empresas vencedoras, é a capacidade de se agregar pessoas, colaboradores, fornecedores, clientes e até concorrentes à sua volta, garantindo maior facilidade para sobreviver quando surgem épocas de seca, economia complicada, mercado em queda.  Capacidade de aprofundar suas raízes na comunidade, ter uma cultura e clima que faça as pessoas se sentirem bem, serem engajadas nos projetos de crescimento ou recuperação.

A capacidade de agregar pessoas e até os “stakeholders” começa por uma boa política de RH e social da empresa, junto aos colaboradores e comunidade local onde está inserida.  Gestores que valorizem pessoas e seu jeito de ser, que lidem com a comunidade como extensão da cadeia produtiva.   E dirigentes, que devolvam ao local, parte dos resultados em forma de benefícios, sejam sociais ou através de seus colaboradores, com salários adequados, oportunidades de carreira e ganhos melhores, mecanismos de reconhecimento e valorização.  Existem empresas que são “amadas por seus colaboradores” e comunidade onde está inserida. Isso traz resultados adicionais por gerar alta sinergia.

Leia também assuntos relacionados:

Depoimentos:

Para assistir depoimentos de nossos clientes clique aqui.

Para ler depoimentos de nossos clientes clique aqui.Sua Empresa Familiar necessita de ajuda? A Métodos Consultoria tem larga experiência em Reestruturar e Reorganizar Empresas Familiares. Entre em Contato.

Especialidades

Métodos desenvolveu suas metodologias e modus operandis desde 1976 e sabe exatamente o que sua empresa precisa para alçar vôos maiores. Leia atentamente, marque uma visita e juntos, vamos estruturar um crescimento sólido e promissor:

Conheça gratuitamente, nossos SIMULADORES ESTRATÉGICOS.

São painéis Gráficos Dinâmicos CRIADOS COM FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE – BI para:

Acesse gratuitamente dentro de nosso site no seguinte endereço:

https://consultoriaempresarialmc.com.br/simuladores-estrategicos/

Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em T&D (para formar e reciclar lideranças) e produtividade pessoal (redução dos ciclos das atividades).  É autor do kit de áudiolivros “As 10 Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar”  e consultor da Métodos Consultoria Empresarial.

One thought on “5 Qualidades das Empresas Vencedoras”

  1. Artur Métodos Web

    Ficamos contente que gostou do site Nila.

    Visite sempre nosso site http://www.consultoriaempresarialmc.com.br, na seção artigos, pois toda semana postamos de 2 a 3 novos artigos.

    Grande abraço !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top