(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS É IMPORTANTE PARA OBTER RESULTADOS

Consultoria Empresarial e Gestão  ,

Até a década de 80, as grandes corporações mantinham em sua estrutura algum Analista de O&M,  responsável pelo desenvolvimento e padronização de procedimentos, pela criação de formulários, os controles da época, ainda desenhados manualmente com gabaritos que tinham inclusive os cantos arredondados para finalizar antes do envio às gráficas.

Havia uma carreira em O&M, de Assistente a Gerente e normalmente era cargo de staff, vinculado ao Presidente ou alguma Diretoria, à qual prestava contas da atividade, já que podia atuar em toda a empresa.

A.Nogueira de Faria, professor da UFRJ (in memorian), na 2ª.edição do livro Organização e Métodos (1984),  tida como a melhor obra no tema, define Organização como ciência do rendimento, que procura dispor os elementos funcionais de tal forma que o conjunto assim engendrado seja capaz de realizar um trabalho eficaz com o mínimo de dispêndio e risco para conseguir, no menor tempo, o objetivo pretendido, através da criação da estrutura e dos sistemas necessários.

E Método como o melhor caminho, utilizando a sequência lógica e mais produtiva de operações, para realizar certa tarefa ou atingir determinado objetivo. É o conjunto de técnicas, integradas e ajustadas para a solução de determinados problemas, procurando diminuir o tempo e o dispêndio para a preparação e execução de um trabalho.

No Brasil, na década de 80, houve até um Ministério da Desburocratização, ocupado pelos Ministros Hélio Beltrão (07/1979 a 11/1983), João Geraldo Piquet (11/1983 a 03/1985) e Paulo Lustosa (03/1985 a 02/96,  que tentou simplificar os processos de alguns serviços públicos, com algum sucesso.

QUAIS SÃO OS SÍMBOLOS DOS FLUXOGRAMAS ?

Mudaram as ferramentas e o que era feito manualmente, com réguas e gabaritos, na época fornecidos unicamente pela TRIDENT, hoje é feito por planilhas e software, de forma bem mais prática, permitindo criar um fluxograma em minutos, o que antigamente exigia criar um desenho com os símbolos e posterior digitação do conteúdo, em máquinas como IBM esfera ou Olivetti.

Abaixo os SÍMBOLOS DO FLUXOGRAMA, que permanecem os mesmos, seja usando EXCEL ou outros softwares.

O fluxograma utiliza figuras geométricas predefinidas para descrever as ações (ou instruções) a serem realizadas na resolução de um problema.  Ele é elaborado após a fase de análise do problema.

As principais figuras usadas na elaboração de um fluxograma estão relacionadas a seguir :

FLUXOGRAMA

 

Figuras complementares de um fluxograma:

 FLUXOGRAMA - COMPLEMENTOS

POR QUE VOCÊ DEVE VALORIZAR A O&M ATUALMENTE ?

a)    Permanece a necessidade de O&M, na forma dos conceitos de ORGANIZAÇÃO e MÉTODOS já definidos acima. Toda empresa precisa ter isso bem claro.

b)    Qualquer negócio, seja indústria, comércio, serviços, organizações do 3º setor, sem uma estrutura organizacional básica, ou sem ORGANIZAÇÃO, pode desandar e fracassar.

c)    Sem MÉTODOS DE TRABALHO, sua empresa não vai conseguir resultados representativos e poderá ter prejuízos ou fechar.

A OSM INCORPOROU A O&M DANDO MAIS VALOR AOS FLUXOGRAMAS

 Na evolução da INFORMÁTICA surgiram softwares de gestão administrativa, comercial, financeira, produção,custos e inicialmente eles não se integravam, sendo feitos às vezes até em linguagens diferentes.   Como o passar do tempo, surgiram os SIG (Sistemas Integrados Gerenciais), que evoluíram para dar origem aos ERP´s, até mesmo nas próprias regiões.

Hoje, os ERP´s e também os CRM´s, estão ao alcance não apenas das grandes empresas, mas também das PME, através de versões dos PLAYER´s como SAP e TOTVS,  para SMAL BUSINESS e também via  fábricas de software, que existem em toda cidade média do interior dos estados, além da atuação em âmbito nacional de muitos fornecedores de TI.

O O&M continua a existir dentro da OSM, porque as necessidades dos negócios permanecem as mesmas, tem que se ORGANIZAR, tem que ter MÉTODOS de trabalho, seja um pequeno VAREJO ou uma REDE DE LOJAS, um bar ou um Restaurante de porte, um Colégio Particular ou uma Grande Faculdade…..  Todos precisam de ferramentas para se organizar, controlar processos, compilar dados, formatar relatórios e gráficos de resultados.

Sua modernização, incorporando as ferramentas de BI (business intelligence), deram origem a Simuladores Estratégicos, que permitem numa versão mais avançada, visualizar através de “dashboards” (gráficos diferenciados), os resultados de uma empresa, fazer comparações entre eles. Saiba mais sobre simuladores estratégicos.

Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em Projetos de Melhorias de Resultados (produtividade/processos/qualidade, reduzir custos/desperdícios, marketing/vendas/gerar novos negócios, RH/motivação), em negócios familiares. É autor dos áudios (cd´s/voz) “As 10 Dicas para Sucesso da Empresa Familiar” e “Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, consultor da Métodos consultoria empresarial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top