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ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO, UMA RECEITA QUE DÁ CERTO EM TODAS AS EMPRESAS

Consultoria Empresarial e Gestão  

Fazer uma empresa dar certo requer esforço conjunto, não dos dirigentes, seus gestores, mas também dos colaboradores de todos os níveis, porque somente a contribuição de cada um, somada, é que vai trazer bons  resultados.

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS METAS PARA UMA EMPRESA ?

Requer também  um bom planejamento. Independente do tamanho do empreendimento porque é necessário ter um plano de metas a cumprir, considerando valores quantitativos num tempo definido, já que metas sem estipular volume e tempo não é meta, é sonho.

Uma empresa sem um bom planejamento e metas é como um navio, navegando no meio do oceano, sem saber ao menos saber onde é o “Norte, o porto” onde deverá ancorar.

Para a definição de metas, é preciso analisar os pontos positivos e negativos,  identificando os grandes acertos e os  grandes fracassos, podendo usar ferramentas práticas como Análise SWOT, que define ameaças (internas e externas) e oportunidades (internas e externas), para qualquer tipo de negócio.

As metas poderiam ser comparadas a “uma bússola” que nos orienta no navio e nas empresas.  Uma meta bem elaborada deve ser um incentivo à empresa, por envolver os gestores, na busca de resultados, somando esforços e energias, numa só direção.

E podemos dizer que navios que navegam sem saber para onde ir, podem encalhar em bancos de areia, colidir com recifes e até naufragar, como ocorre com qualquer empresa, que não se organizar, não procurar ajuda quando tem necessidade.

QUE DIFICULDADES EXISTEM ATUALMENTE EM RELAÇÃO À MÃO-DE-OBRA ?

Mas existem dificuldades a serem enfrentadas, como um mercado cada vez mais exigente, que necessita de mão de obra qualificada, em alguns casos até mesmo altamente especializadas nas funções, como eletricistas, com grande procura nas obras civis ou eletrotécnicos, também muito procurados no mercado de eletrônica.

Em São Paulo, na região central e campos Elíseos, existe o “cluster dos eletrônicos”, uma região onde as lojas e serviços estão um ao lado dos outros, e ali os eletrotécnicos tem um mercado gigantesco de oportunidades para trabalhar.

A oferta de profissionais qualificados nem sempre supre a procura por eles, como vinha ocorrendo até recentemente no mercado de construção civil, não só pela procura de engenheiros,  mas também mestres de obras com experiência de alto nível, para obras mais  complexas.  E até colocadores de “dry-wall”,  as chamadas “paredes secas” no meio de construção civil, também estão em falta no mercado, como se pode ver em placas penduradas em obras de edifícios.

A falta de organização também é um problema.  É uma “reclamação dos profissionais”, principalmente os mais qualificados, onde o ambiente não permite que ele desempenhe todas as suas qualificações.      Esse é um lado que envolve até mesmo os alojamentos onde moram os trabalhadores vindos de outras regiões, às vezes sem o conforto mínimo para uma qualidade de vida adequada.

QUE PERFIL DE MÃO DE OBRA AS EMPRESAS PROCURAM ATUALMENTE ?

Atualmente as empresas estão procurando funcionários que tenham boa formação e  também tenham características mais dinâmicas, de proatividade, de procurar formação adicional em novas áreas, como uma vizinha, que é motorista, mas também está fazendo curso de eletricista predial, como um “bico adicional”, para os fins de semana, visando comprar sua casa própria.  Exemplo elogiável, porque a maior parte das pessoas são acomodadas, ficam na zona de conforto, contentes com o que tem, sem procurar alcançar situações melhores, não vão a palestras ou cursos, mesmo gratuitos, disponibilizados por associações, Sebrae e outras instituições.   É preciso ser criativo, ter iniciativa,procurar maior capacitação e também desejar  crescer na organização.   Quanto às empresas, precisam abrir as oportunidades para colaboradores que tem essa iniciativa positiva.

 

O QUE OS EMPRESÁRIOS PODEM FAZER PARA SE MANTER ATUALIZADOS ?

A autocrítica é essencial para qualquer empresário prosperar em seu negócio.  Ele tem que olhar sua empresa do alto, como se estivesse num helicóptero, com uma visão ampla, para perceber realmente que existem coisas que podem ser melhoradas, seja com sua estrutura, maquinário, produtos, pessoas e até mesmo com a própria diretoria, que provavelmente poderia fazer uma reciclagem, uma atualização conceitual, através de cursos específicos.

Exemplo, ele domina a parte técnica, mas não entende nada de marketing, seria uma oportunidade de nivelar os conhecimentos.  Se por outro lado, é bom em marketing, mas também não conhece nada de RH, poderia ficar atualizado, até mesmo na linguagem que é usada no setor.    A procura por melhorar o entendimento dos conceitos, das novas tecnologias vale para todo e qualquer gestor, de todos os níveis, dentro de uma empresa, nos dias atuais, de muita competitividade, produtos similares, em que um “toque a mais” pode fazer a diferença.

COMO UMA MELHOR ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL PODE AJUDAR AS EMPRESAS ?

A Organização Funcional é essencial para o sucesso de uma empresa, seja de pequeno ou grande porte.  Incentivar mais os funcionários, identificando rapidamente os verdadeiros potenciais são uma das primeiras medidas.

Na organização funcional, se você definir claramente as funções, os cargos, atividades, tarefas, pode também incluir as responsabilidades e autonomia dentro do mesmo perfil e aí terá cada ocupante sabendo suas atividades (o que tem de fazer), responsabilidade (que resultado tem que trazer para a empresa), autonomia (o que pode fazer sozinho, sem consultar  outros).

E com isso bem definido, diminuir os atritos decorrentes da falta de definição dos direitos e responsabilidades de cada colaborador também auxilia na prosperidade, pois acaba com a dualidade de comando e outras dúvidas que poderiam surgir dentro das funções, como acúmulo de atividades, dentro do enriquecimento dos cargos, hoje comum nas empresas.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA NOS RESULTADOS DA EMPRESA ?

Melhorar a comunicação interna também é fundamental para aumentar a produtividade. A comunicação deve ser clara e transparente, sem segredos de bastidores ou deixar que a “rádio-peão”  (…”estão falando em cortar a Folha”…)e o “telefone sem fio” (“ que vai aumentando o tamanho do rumor ou distorcendo”…),  prevaleçam como meio de comunicação oficial na empresa.  É preciso evitar que os rumores circulem dentro da empresa, criando “ondas negativas” no comportamento e na própria produtividade dos colaboradores.

Surgiu um “rumor” (…”ouvimos falar que a empresa vai fechar”….),   reúna os colaboradores e informe a situação, na proporção adequada ao público presente, aproveitando a oportunidade de forma positiva, catalizando as energias em prol da empresa, criando um esforço para obter resultados, a chamada sinergia direcionada.

Autor: Artur Brito, economista, inscrito no CRE n0 21.440, diretor de negócios da Métodos Consultoria Empresarial.

 

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