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Você sabe, de verdade, quanto custa seu produto ou serviço ?

Consultoria Empresarial e Gestão  

Quanto sua empresa realmente ganha quando vende um produto ou presta um serviço que foi contratado ?

Parece improvável, mas muitos empresários não sabem esta resposta. Os motivos são vários, mas o principal de todos é que a empresa não tem o controle exato sobre a formação de seus custos, incluindo aqueles que são fixos e os variáveis.

Em geral os preços se baseiam no que é praticado pelo mercado, os reajustes são feitos ao longo do tempo, sem qualquer estudo de tempos de produção ou de execução de um processo e de todos os níveis de despesas envolvidos.Se não existe uma formação de preço real, mais fantasiosa ainda será a sua margem de negociação e, é claro, o lucro.

Diante de um falso resultado de vendas, as chances de fracasso da empresa se tornam enormes e o que muitas vezes parecia ser um bom negócio, resultará na falta de capital em um breve período.

Os métodos para se chegar a uma formação de custos exata são muitos mas, o mais importante é saber que este trabalho levará a empresa a uma série de controles específicos que servirão para a tomada de decisões, não apenas em relação a preços.

Quando o preço de venda passa a ter relação com os custos, começa a existir o conhecimento do grau de eficiência da produção e de outros departamentos e o rendimento econômico fica visível. O empreendedor e sua equipe podem assim conhecer em maior profundidade os materiais usados e a capacidade dos equipamentos, das rotinas e da mão de obra. Ocorre um mergulho profundo nas atividades administrativas, de distribuição e em outros setores. Começa-se então a interpretar os resultados, fazendo-se comparações e obtendo conclusões.

Com a elaboração completa dos custos, de modo minucioso, é possível estabelecer as prioridades de fabricação; conseguir o máximo aproveitamento da capacidade instalada (homens e máquinas), melhor aproveitamento de matéria prima ou mesmo substituição de etapas ou materiais empregados, uso racional de estoques, formação de lotes para venda ou reformulação de processos logísticos ou ainda a possibilidade de escolha pelo uso de mão de obra própria ou terceirizada.

Em geral a falta de controle de custos afeta as novas empresas, os pequenos e médios empreendedores, mas até mesmo companhias maiores, mesmo tendo seu departamento de custos em funcionamento, carecem de uma avaliação externa, capaz de aprofundar esse estudo sem acreditar que certos processos ou procedimentos são “naturais” ao dia a dia da empresa. É comum se verificar também que alguns empresários ou dirigentes tomam a decisão de cortar custos e, por não ter um detalhamento do processo da empresa, tomam decisões desnecessárias, com pouco efeito nos resultados financeiros, mantendo erros cristalizados sem mudança e ainda prejudicando aspectos que eram positivos na operação.

Se você quer ter uma empresa mais produtiva e com margem de lucro segura, recomendamos assistir nosso vídeo “Entendendo melhor o Ponto de Equilíbrio”, pois nele demostramos a importância em conhecer nossos Custos Fixos, Custos Variáveis, Margem de contribuição e o próprio Ponto de Equilíbrio.

Não perca o próximo artigo ! . Nele demonstraremos matematicamente o cálculo do Preço de Venda !

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