(11) 4116-1047

(11) 99115-7707

R. Fernando de Albuquerque 31 - cj. 42

atendimento@metodosweb.com.br

Todos precisam de um Check-Up, até mesmo Sua Empresa

Consultoria Empresarial e Gestão  

Você certamente deve ter ouvido falar que o melhor cuidado que se pode ter com a saúde é a prevenção. Talvez você mesmo tenha dado este conselho valioso a amigos e parentes. É comum para muitos empresários, envolvidos com a correria e as responsabilidades da empresa, passar por um check-up completo de tempos em tempos. Nesta avaliação pode surgir a indicação de um tratamento e, em geral, a correção de hábitos pessoais, como reduzir ou eliminar o cigarro, excesso de álcool, gorduras, enfim, aquilo que for necessário. Agora, você lembra quando foi feito um check-up completo em sua empresa? Ela também pode ter suas “doenças” e partes de seu “organismo” funcionando mal.

Existe uma tendência normal na vida empresarial que é consolidar as operações e fazer ajustes naquilo que, em algum momento, não funciona como deveria. Se ocorreu a perda de alguns clientes vem a necessidade de treinar o pessoal de vendas, talvez ampliar a equipe, mudar os materiais de apresentação ou algo assim. Se a produção não atende à demanda de pedidos também se aumenta a equipe, amplia-se a carga horária, troca-se uma máquina até atender à exigência do momento.

Acontece que, da mesma forma que o organismo humano, a organização empresarial pode esconder problemas que, se forem descobertos no início tendem a ter uma solução mais fácil e rápida. Outros podem ter consequências graves e comprometer até mesmo a existência da empresa. Talvez você se sinta cansado e não tenha muita disposição para brincar com os filhos no final de semana. Fazendo um check-up pode descobrir formas de melhorar sua energia e os finais de semana serão ainda melhores. Na empresa, você pode até estar satisfeito com a lucratividade que tem mas, após uma análise aprofundada, talvez descubra que alguns recursos se perdem pelo caminho e seu resultado poderia ser muito melhor.

O ponto central é que tanto você, quanto sua equipe, ao imaginar todas as tarefas obrigatórias para fazer um check-up da empresa, como um todo, irão se deparar com uma questão: ou mantém as atividade em pleno funcionamento ou param para fazer este estudo e, a escolha, em geral é “deixar para depois”. “São muitos os fatores a serem analisados para se ter uma visão completa e profunda dos pontos fortes e fracos da empresa. É preciso pensar se existem quebras de produção; fazer a apuração de custos de cada setor e de cada item; estudar a gestão de cada área; problemas de expedição; ou seja, este é o momento de “chamar um médico, um bom laboratório”, alguém de fora que faça isso com qualidade enquanto a empresa segue com suas atividades. Esse “médico” a ser chamado é um especialista em diagnóstico empresarial”, explica Artur Luis Brito, diretor geral da Métodos Consultoria Empresarial.

A principal recomendação que se pode fazer é idêntica à que é feita para os seres humanos. Melhor do que esperar sofrer com um problema consolidado é investigar a fundo todo o funcionamento da empresa de imediato. Fale com uma consultoria especializada, descubra se ela está apta a fazer um check-up confiável e siga à risca as recomendações dos técnicos. Com um verdadeiro mapa detalhado de sua empresa em mãos, você poderá valorizar e melhorar o que está bom e agir com clareza nos pontos críticos.

Acesse aqui o nosso mini check-up “on line” e verifique a pontuação de sua empresa !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top